quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CEAD na TV Globo!

A nova Diretora Pedagógica da Escola CEAD, Flávia Oliveira Leite de Sá, e alunos do CEAD participaram de reportagem que a TV Globo veiculou sobre os cursos do EJA, o Ensino de Jovens e Adultos.

A reportagem foi veiculada no telejornal SPTV 1º Edição no dia 8/10/2012.

Acesse o link e assista:
http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-1edicao/t/para-assinantes/v/sptv-primeira-edicao-edicao-de-segunda-feira-08102012/2177965/

O acesso ao vídeo é exclusivo para assinantes, por isso nós reproduzimos o texto da reportagem aqui no BLOG do CEAD. Leia abaixo:

O Conselho Estadual de Educação mudou o sistema de avaliação dos alunos do EJA, o Ensino de Jovens e Adultos. Este tipo de curso é conhecido como supletivo. Agora as escolas particulares não podem mais aplicar as provas e dar os diplomas.

Reportagem: Sandra Redivo

Pelas novas regras, os alunos do EJA só pegarão o diploma do Ensino Fundamental ou Médio depois de fazerem o Enem, ou a prova aplicada pelo Estado. Dona Terezinha, que voltou para a escola aos 65 anos, até tinha planos de chegar à faculdade, mas acredita que agora vai ser bem mais difícil, e pensa em desistir. “A gente tá tentando ver o que vai dar pra mim fazer.”

Na prática estes cursos agora são apenas preparatórios. As escolas particulares não gostaram. Este centro de ensino a distância, na Av. Faria Lima, Zona Sul, o número de matrículas já caiu. “A gente tinha uma média de 50 alunos por mês, hoje em dia isso caiu em 10%...”, Flávia Sá, diretora pedagógica.

Para o Conselho Estadual de Educação, a nova regra evita fraudes e padroniza os exames. Arthur Fonseca Filho – relator do CEE-SP: “Vantagens principais. Uma: é ter um projeto pedagógico mais adequado às suas necessidades. Tempo, trabalho, capacidade de pagamento, enfim. E a segunda é estar seguro de que o seu certificado corresponde à que ele tenha efetivamente as competências relativas à conclusão do Ensino Médio".

A mudança não afeta quem já estava matriculado antes da publicação no Diário Oficial. Spencer, que cursa o Ensino Médio nesta escola particular em Pinheiros, Zona Sul, acha que teve sorte. Vai fazer a prova final aqui mesmo. Spencer Pilla – assistente de negócios: “estou me preparando. Estou estudando em casa, na internet, e se deus quiser, a gente conclui o curso”.